quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia do Turista

MTur parabeniza o turista pelo seu dia e pelo papel no crescimento do turismo nacional
13/06/2012      

Brasília (DF) – Arrumar a mala, checar passagens, reservar hotéis, escolher destinos... ontem, quarta-feira (13), foi o Dia do Turista, uma data especial para quem faz crescer o setor no país.

O Ministério do Turismo, em parceria com as secretarias estaduais, municipais e o trade turístico, tem trabalhado para que viajar seja, cada vez mais, sinônimo de satisfação. “Não basta termos maravilhas naturais como destinos turísticos. Quando o visitante chega, ele precisa de um bom atendimento, de um serviço de qualidade, de hospitalidade. Não queremos apenas uma visita, o turista tem que voltar para casa contando para amigos e familiares o seu desejo de retornar”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Atualmente, o setor é responsável por 3,6% do PIB nacional. O Brasil está posicionado como sexto colocado nas maiores economias turísticas do mundo e a meta é fazer parte dos três primeiros até 2022. E tudo indica que iremos conseguir. Em 2011, enquanto a média mundial ficou em 4%, o turismo cresceu 7% no país.
Que o dia seja especial para todos aqueles que impulsionam o turismo nacional!
ASCOM

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lambari recebe Caravana Turística do APL

Lambari recebeu no dia 13 de junho, a visita da Caravana da APL Circuito das Águas para reconhecimento dos atrativos turísticos que farão parte do roteiro de visitação turística de Lambari. (Veja matéria anterior: Cardápio de Produtos da Região das Águas).
A
caravana esteve nos seguintes locais: Parque Wenceslau Brás, Volta da Mata, Cachaça do Rancho JS, Bistrô Vila Souza e no Lago Hotel para o "Chá da Corte". Pela manhã, o grupo se  reuniu no Parque Estadual Nova Baden, onde puderam tomar um delicioso café e, depois, percorreram a trilha até a cachoeira sete quedas.Estavam presentes da ATURLAM; representantes dos Hotéis: Águas Virtuosas, Hotel Rezende, Pousada Dona Ritinha, Pousada e Cachaça do Rancho JS e também a secretária municipal de Turismo Ana Paula e a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Rita Matos. 
Os estudos iniciais da primeira fase apontaram desafios para o APL - Arranjo Produtivo Local do Circuito das Águas como melhorar a divulgação, capacitar a mão-de-obra, investir nos hotéis e restaurantes, atrair maior número de turistas, entre outros.
 Na segunda etapa do projeto foram realizadas viagens de referência, estudos de caso e entrevistas, definidos os principais desafios, visão de futuro e as ações para o crescimento do Arranjo Produtivo Local (APL).
Segundo a gestora do Sebrae Micro Região São Lourenço, Ticiana Lopes: as ações do projeto iniciaram em 2010 focadas em organizar a estrutura da região e formatar as ofertas turísticas. Hoje, focamos na busca da identidade regional, com a integração dos seis municípios que trabalham juntos para fortalecer os destinos. As Caravanas de reconhecimento são resultados da integração das cidades do APL das Águas.