quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Caminhos para o Desenvolvimento do turismo em Lambari / a emergência de uma cultura de cooperação.

No dia 22 de agosto a ATURLAM realizou na UNIPAC/FUPAC um encontro com estudantes, empresários, educadores e pessoas da sociedade local para apresentar palestra sobre: “Caminhos para o Desenvolvimento do Turismo de Lambari e sobre a emergência de uma cultura de cooperação”. O consultor do SEBRAE Cláudio Ramos, que acompanha a Aturlam desde 2010, através da elaboração de um planejamento estratégico organizacional e desenvolvimento de um plano turístico para Lambari falou muito bem sobre a realidade do turismo local e apontou diversas formas óbvias e viáveis para se aproveitar o potencial turístico da nossa cidade.

Um dos exemplos é: organizar e materializar roteiro envolvendo toda a logística e integração da oferta para atender prontamente o turista que chegar em Lambari. Outro ponto fundamental é a mudança de mentalidade dos envolvidos no cenário turístico da cidade: E preciso modificar a forma de pensar e agir coletivamente”, afirma Cláudio ao explicar que o turismo é um sistema integrado: cooperação e articulação são palavras chaves. "É importante a formação de alianças entre indivíduos, empresas, instituições e comunidade com estratégia para o desenvolvimento da nossa cidade", declara a Presidente da Aturlam Maria Helena C. Campos.Essa é a melhor maneira de potencializar os resultados, garante Cláudio

Não dá mais para ficar apontado que a responsabilidade é mérito do Poder Executivo ou da Iniciativa Privada ou do Terceiro Setor, pois todos precisam trabalhar juntos. A parceria é importante e fundamental. E tem sido esse o papel da Aturlam nesse contexto. Trabalhar integrada com o CONTUR – Conselho Municipal de Turismo, com o Poder público e com a sociedade local. Missão da Aturlam: Representar e apoiar nossos associados com vista ao resgate e à promoção do turismo de Lambari e região, sobretudo no segmento de Bem Estar e natureza de forma sustentável, apoiados na cooperação entre os diversos atores regionais.

Cobertura: Joseane Astério